Esta semana são conhecidos os três escritórios nacionais com maiores poupanças de energia

Esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, serão conhecidas as três pequenas e médias empresas (PME) de escritórios que maiores poupanças energéticas alcançaram no âmbito do projeto ENERGY OFF. A sessão de apresentação de resultados decorrerá, a partir das 14h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela.

Nessa ocasião, terá ainda lugar um debate sobre as vantagens da gestão de energia aplicada às organizações, com particular enfoque nas PME e serão abordadas as oportunidades de financiamento para a eficiência energética. As inscrições no evento são gratuitas e deverão ser feitas para o e-mail geral@ena.com.pt.

Entre março e dezembro de 2016, centenas de PMEs de escritórios, de várias regiões de Portugal Continental, participaram no projeto ENERGY OFF, promovido pela RNAE, em parceria com a Inteli e a Quercus.

Através de uma plataforma gratuita online disponível em www.energyoff.pt, os escritórios participantes puderam monitorizar os seus consumos de energia elétrica e identificar medidas de poupança através da substituição de equipamentos, alteração de comportamentos e medidas de gestão. Os três escritórios que conseguiram tornar-se mais eficientes nos últimos meses serão agora conhecidos.

Apesar do fim do projeto ENERGY OFF, a plataforma online de apoio à gestão de energia em escritórios continuará disponível no futuro, para que outras empresas possam inscrever-se de forma gratuita e assim tirar partido da ferramenta para serem energeticamente mais eficientes.

Escritórios mais inteligentes

O objetivo do ENERGY OFF foi demonstrar a utilidade e acessibilidade deste tipo de ferramentas de diagnóstico na criação de escritórios portugueses mais eficientes na sua gestão de energia. Esta ferramenta de diagnóstico permite ainda fazer a comparação entre vários escritórios e foi desenhada com base na norma ISO 50001, tornando assim mais fácil e atrativa a aplicação de um sistema de gestão energética.

Esta ferramenta está enquadrada na medida ‘Smart Offices – Literacia e Gestão Energética nos Escritórios Portugueses’, promovida pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), em parceria com a Inteli e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e é financiada a 100% pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) de 2013-2014.

Posted in 06-02-2017 on Ambiente Online

escritórios-eficientes-770x439_c.jpg