Não fique com o escritório em standby. Troque on por off

Há uma aplicação portuguesa que ajuda os escritórios a tornarem-se mais eficientes energeticamente com apenas algumas mudanças e depois de poucos cliques

 

O ar condicionado e as luzes ficam ligados quase um dia inteiro, assim como os computadores, carregadores, elevadores que sobem e descem. Há muito nos escritórios que pouco ou nada contribui para a eficiência energética. Se está sempre tudo on, há uma plataforma portuguesa que diz basta, ou seja, põe tudo off, ou pelo menos desliga o que está a mais.

 

A ideia é que os escritórios portugueses sejam mais eficientes com a plataforma levada a cabo numa ideia da RNAE e trazida numa parceria Quercus e Inteli. “Os espaços de escritório portugueses ocupam vários milhões de metros quadrados e têm um consumo médio estimado em cerca de 68 MWh/ano, que corresponde a uma fatura anual média de cerca de 8 mil euros”, pode ler-se na página.

 

Na página, primeiro faz-se um levantamento exaustivo do espaço, no que deve servir como uma ferramenta de diagnóstico com base nas dimensões do espaço, necessidades energéticas do mesmo e historial de consumos. “Quanto mais informações forem dadas mais útil é a aplicação”, explicam ao Expresso.

 

Mais do que um material de sensibilização, a plataforma pretende ser um meio para se atingir metas. A utilização da ferramenta é gratuita e permite obter reduções até 15% com alterações muito simples. Desde a troca de lâmpadas por umas de baixo consumo, troca de equipamentos, ou práticas diárias como não deixar os aparelhos em standby.

 

O melhor é mesmo seguir o processo na página e dar o primeiro passo já hoje.

Posted on 28-06-2016 in Expresso

edificios escritorios.jpg