Estudos indicam que plantas no escritório melhoram a concentração e produtividade

Uma planta confere sempre um ambiente mais agradável a qualquer espaço. Estudos recentes de equipas de investigadores noruegueses e norte-americanos indicam que as plantas podem ter um efeito benéfico maior que o simples embelezamento de uma divisão.

Os dois estudos independentes concluíram que as plantas do local de trabalho podem não só melhorar o aspecto estético do espaço como também aumentar a concentração e produtividade dos trabalhadores.

O estudo norueguês, realizado ao longo de 2011, testou o efeito que as plantas de secretária tinham na produtividade do trabalhador. Os voluntários foram divididos em dois grupos, tendo sido pedido que executassem uma simples tarefa de leitura. Um dos grupos leu numa secretária com plantas e ou outro numa secretária sem plantas. Os investigadores concluíram que o grupo que leu rodeado de plantas teve um desempenho muito superior.

A segunda investigação, feita no verão do último ano, confirmou os resultados do estudo norueguês, embora em circunstâncias diferentes. Neste estudo, os voluntários que estavam sentados numa secretária com flores demonstraram uma melhoria na concentração que aqueles que estavam sentados numa secretária sem plantas.

Segundo Ruth K. Raanaass, investigadora da Norwegian University of Life Sciences envolvida em ambos os estudos, indica que ter plantas no escritório podem ser uma maneira simples e económica de manter os funcionários concentrados e satisfeitos. “Muitas pessoas passam grande parte da sua vida no trabalho e, como tal, pequenos efeitos podem ter grande impacto na satisfação e motivação dos trabalhadores”, indica a investigadora, cita o Inhabitat.

Os resultados dos dois estudos reforçam a teoria do “restauro da atenção”, que indica que a fadiga mental pode ser apaziguada quando nos concentramos num intervalo. Dormir é o melhor remédio, mas quando se tem de estar acordado, centrar a atenção em algo que não exija esforço, como a natureza, pode melhorar os níveis de concentração.

 

Posted on 27-07-2016 in Greensavers

flores.jpg