Objetivos

A plataforma Energy OFF tem por objetivo dotar as entidades prestadoras de serviços de princípios de gestão energética nos seus escritórios, de forma a melhorar o seu desempenho.


Pretende-se que os gestores e responsáveis das entidades identifiquem, através de uma ferramenta de auto-diagnóstico, os seus equipamentos e os seus consumos de energia, de forma a receberem recomendações concretas para a redução dos consumos. As medidas de melhoria apresentadas incluem a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos. Serão apresentadas também outras medidas, comuns a todos os utilizadores (como a política energética, a identificação de um energy manager, etc...).


Para além da gestão individual de cada empresa, espera-se que esta metodologia funcione como um estímulo à competição e motivação dos gestores de energia em utilizarem, de forma plena, a ferramenta, pelo que irá decorrer um concurso entre as diversas entidades participantes. No final, as três entidades que alcançarem resultados mais significativos na redução dos consumos de energia serão reconhecidas com um prémio e divulgação a nível nacional.


O projeto pretende evidenciar bons exemplos e valores de poupança típicos, melhores práticas e outras metodologias pedagógicas para ajudar as entidades e os seus gestores a reconhecer as potencialidades de uma gestão eficaz dos consumos e o potencial nos investimentos na troca dos equipamentos, assim como tornar mais fácil e atrativa a aplicação de um sistema de gestão energética.

objetivos.jpg